YouTube fora do ar canal de bolsonarista Allan "Terça Livre", investigado pelo STF

 O YouTube tirou do ar nesta quarta-feira (3/2) o canal "Terça Livre", do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Allan é investigado em dois inquéritos do Supremo Tribunal Federal, o das fake news e o que apura financiamento de atos antidemocráticos.

O próprio blogueiro retuitou uma imagem que mostraria o e-mail oficial enviado pelo YouTube para justificar a suspensão. A mensagem diz que foram identificadas "violações graves ou repetidas de nossas diretrizes da comunidade. Todo o conteúdo do YouTube deve seguir nossas diretrizes". Há uma opção para recorrer da decisão internamente, por meio de um formulário.

Segundo o G1, o Google divulgou uma nota afirmando que conta "com uma combinação de sistemas inteligentes, revisores humanos e denúncias de usuários para identificar conteúdo suspeito e agimos rapidamente sobre aqueles que estão em desacordo com nossas políticas".

A suspensão não tem relação, portanto, com as investigações do Supremo. No âmbito do inquérito das fake news, Allan Terça Livre já foi alvo de mandados de busca e apreensão determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, por condutas que visam enfraquecer o Judiciário e o Legislativo e concentrar poderes nas mãos do presidente Jair Bolsonaro.

Mais tarde, ele foi alvo de novas buscas, dessa vez no inquérito que apura o financiamento de atos que pediam o fechamento do Congresso e do Supremo, também com o claro objetivo de desestabilizar as instituições de forma a beneficiar Bolsonaro.


SEUCOMENTÁRIOS