Mozilla inicia a plataforma Open Web Docs para documentar padrões da web

Mozilla e várias outras empresas iniciaram um projeto para escrever documentação para APIs e plataformas web. O Open Web Docs tem como objetivo complementar a Mozilla Developer Network, que teve menos voluntários e participantes desde o ano passado.



Mozilla é a força motriz por trás do Open Collective , embora o projeto também receba financiamento de empresas de tecnologia como Google e Microsoft. O Open Web Docs é, de acordo com a Mozilla, concebido como uma plataforma para documentar os padrões abertos da web a longo prazo. Por meio do projeto, voluntários e funcionários escrevem documentação para padrões ou APIs, incluindo software para software não-Mozilla. Além disso, o projeto ajuda a estabelecer e gerenciar comunidades online e agilizar processos para implementar a documentação.

O coletivo estabeleceu várias metas para o próximo ano. O projeto deve empregar quatro pessoas até 2021, mas uma estratégia de longo prazo ainda precisa ser traçada. A Mozilla diz que a plataforma existe independentemente de empresas ou organizações específicas.

A ideia por trás do projeto não é completamente nova. O Open Web Docs agora coexiste com o MDN Web Docs , outro projeto da Mozilla em que os desenvolvedores de API da web sempre tornaram sua documentação pública. A Mozilla demitiu 250 funcionários no ano passado para se concentrar mais em serviços pagos. Muitos desses funcionários trabalharam no MDN Web Docs, deixando uma lacuna nesse projeto após a grande dispensa. O Open Web Docs é uma tentativa de preencher essa lacuna.

SEUCOMENTÁRIOS