Os dados privados ainda são fáceis de exportar via sistema GGD HPZone

O sistema GGD HPZone para pesquisa de fontes e contatos ainda não está devidamente protegido contra vazamento de dados privados. Pesquisas da NOS e Nieuwsuur mostram que os dados ainda podem ser facilmente exportados como PDF.


No início desta semana, uma pesquisa da RTL Nieuws mostrou que dados privados em grande escala de holandeses são negociados a partir dos sistemas do GGD. Isso diz respeito tanto ao sistema usado para pesquisa de fonte e contato, quanto ao sistema no qual os dados privados de todos que fazem o teste corona são armazenados. A RTL descobriu, entre outras coisas, que era possível para os funcionários exportar dados. O GGD disse que removeu rapidamente essa função de exportação do programa.

Agora a NOS informa que uma semana após esta descoberta ainda é possível imprimir listas de dados pessoais no programa HPZone. A função de exportação com a qual os dados em massa podem ser exportados foi fechada, mas por meio de uma função de impressão, as listas de dados ainda podem ser salvas como PDF.

Em resposta ao NOS, o GGD afirma que é correcto que esta função continue disponível, pois é necessária para a análise de dados. No entanto, o GGD informa que está trabalhando em verificações mais rígidas sobre o uso dessa função. Anteriormente, descobriu-se que não era registrado quem tinha acesso aos dados.

Os funcionários do GGD podem usar o sistema para imprimir dados confidenciais, como números de previdência social, endereços e dados médicos. Os dados podem ser exportados por meses por qualquer pessoa com acesso a esses sistemas.

O GGD indicou que deseja parar de usar HPZone. O programa deve ser substituído por um portal mais seguro, mais adequado para uso em larga escala. Isso não estará pronto até o final de março.
SEUCOMENTÁRIOS