Os melhores filmes de 2020

 Bem, isso não foi exatamente como alguém esperava. No início de 2020, o futuro parecia brilhante - mais um ano repleto de deleites cinematográficos de grandes e antigos sucessos de bilheteria (Bond! Viúva Negra ! Mulher Maravilha 1984 !) A outros mimos muito aguardados ( Última Noite no Soho ! In The Heights ! Candyman !) Mas em março, o mundo virou de cabeça para baixo, o bloqueio começou e os cinemas fecharam por meses a fio.



Não há como contornar isso - 2020 foi um ano difícil, difícil para muitas pessoas, de muitas maneiras. Mas apesar de tudo, apesar dos fechamentos das salas de cinema, apesar da falta de experiências de exibição comunais, uma série de filmes incríveis ainda conseguiram fazer seu caminho para o mundo nos últimos 12 meses. Crescendo através das rachaduras, florescendo à sua própria maneira, os filmes têm sido tão verdes, verdejantes e resistentes como sempre. Alguns nos ajudaram a superar o bloqueio, outros lançaram um holofote sobre a injustiça no mundo, muitos entregaram puras emoções e emoções, ou assustaram nossas meias.

A completa sacudida do cenário cinematográfico provocada pela pandemia inevitavelmente cria uma lista de final de ano muito diferente. Mas ao olhar para os melhores filmes do Empire em 2020 - compilados a partir das dez primeiras classificações enviadas por membros de toda a família Empire - você ainda verá uma seleção de filmes obrigatórios que nos mantiveram engajados e entretidos durante o ano em. Novas vozes causaram um grande impacto. Rostos familiares entregaram um trabalho novo e surpreendente. Uma série de diversos criadores falou alto e claro.

No final das contas , 2020 não foi um desastre total - e aqui, em forma de filme, está a prova.

A lista do Empire será revisada no final de dezembro para contabilizar qualquer chegada tardia ao Top 20.

20) Host

Aqui está um filme que realmente só poderia ter sido feito em 2020. Para a maioria dos filmes, a pandemia do Coronavirus interrompeu a produção - mas para o Host, isso tornou isso possível. O roteirista e diretor Rob Savage e os co-roteiristas Jed Shepherd e Gemma Hurley prepararam um engenhoso terror de bloqueio apresentado como uma ligação aterrorizante do Zoom - e quem pode dizer que eles não tiveram um desses este ano? A premissa simples da sessão espírita on-line que dá errado do Host oferece mais do que seu quinhão de sacudidas supremamente inventivas, feitas sob medida para os recursos de vídeo chamada do Zoom, até seus brilhantes créditos finais. E, apesar de todos os seus fantasmas sérios, também é divertido, com performances perfeitas de um elenco totalmente confiável. A perspectiva inevitável de 'terror pandêmico' não era exatamente atraente - mas o Host tornou-o essencial, oferecendo uma das experiências cinematográficas mais completas e satisfatórias do ano em menos de uma hora. Nós avaliamos a qualidade desta chamada muito, muito bem.

19) Da 5 Bloods

Em diferentes momentos do ano, por razões muito diferentes, a mais recente junta de Spike Lee cortou fundo. Parte filme de guerra, parte thriller de aventura sobre quatro soldados afro-americanos - interpretados por Clarke Peters, Isiah Whitlock Jr., Norm Lewis e o destacado Delroy Lindo - reunidos no Vietnã atual, o filme de Lee falou sobre a interseção do racismo americano e imperialismo na Guerra do Vietname. Lançado semanas após a morte de George Floyd e os protestos subsequentes Black Lives Matter que foram desencadeados em todo o mundo, estava claro que a voz de Lee continua tão vital e justa como sempre foi. E então, no final do verão, Chadwick Boseman faleceu repentinamente, trazendo uma nova camada de tristeza para o filme - a imagem celestial do líder caído de Boseman, Stormin 'Norman, ganhando uma nova ressonância trágica.

18) Avante

Lançado pouco antes de a pandemia se intensificar, a aventura da Pixar foi vítima de fechamentos de cinema - mas acabou se revelando o filme ideal para lockdown, com seu escapismo fantástico, piadas em abundância e temas que celebram os laços familiares de afirmação da vida. O diretor Dan Scanlon extraiu detalhes intensamente pessoais de sua própria educação e do pai que ele nunca conheceu, canalizando-os para a história dos irmãos elfos Ian e Barley Lightfoot (um encantador Tom Holland e Chris Pratt) enquanto eles embarcam em uma jornada mágica para conhecer seu pai falecido por apenas um dia. No verdadeiro estilo da Pixar, é incrivelmente emocionante - com um belo rolo final que entrega o que o público precisa e não o que ele talvez queira. Mas também é um grande e alegre filme de aventura, com cenários emocionantes, muitas referências de D&D, um surpreendente herói de ação mãe elfa, e gags de visão de gênio. Avante trouxe risos catárticos e lágrimas em um ano em que as pessoas realmente precisavam de ambos.

17) Princípio

Depois do sigilo em nível da rede da CIA, o exagero, as manchetes intermináveis ​​sobre seus atrasos na data de lançamento e se ele poderia salvar o cinema, o palíndromo pulsante de Christopher Nolan acabou sendo, bem, apenas um filme. Mas foi um filme que nos manteve falando durante os dias de cachorro do verão, o conto real de 150 minutos apenas uma plataforma para debates febris de viagem no tempo que fez alguns no Império se transformarem em Charlie Day cutucando um painel de evidências em It's Always Sunny Na Filadélfia. Nem todo o diálogo foi audível. O terceiro ato exigia o acompanhamento de fluxogramas DIY. E é discutível se precisava terminar com um rap cuja letra inclua "A última vez que fiz os whippets (sim) / Da última vez eu vivo reverso (sim, sim, ooh)". Mas ainda, este foi um EVENTO em maiúsculas em um ano com muito poucos deles - e um incrivelmente inteligente também, cenas parecendo um filme de Bond, mas soando como uma convenção da Mensa. Tenet praticamente exige ser visto novamente em casa no Natal. Desta vez com legendas ativadas.

16) Um lindo dia na vizinhança

Escolher Tom Hanks como o homem mais legal da América é algo óbvio. Mas, em vez de descansar sobre os louros, o estudo de Marielle Heller sobre a relação entre a personalidade dos filhos amados Fred Rogers (Hanks) e o jornal cínico Lloyd Vogel (Matthew Rhys) encontra dinâmicas e sabores mais interessantes. Isso se dá em parte por meio da produção de filmes de Heller, trazendo a visão de mundo de Mister Rogers à vida por meio de encantadores voos da fantasia e em parte por meio de performances; Rhys torna a jornada de Vogel de cínico para algo próximo à abertura crível e comovente, enquanto Hanks incorpora o calor e a inteligência de Rogers sem medo de sugerir um lado mais sombrio. A cena de destaque do filme mostra Rogers convidando Vogler para desfrutar de um minuto de silêncio, uma chance "de lembrar todas as pessoas que o amaram." Essa ideia é Heller '.

15) estou pensando em acabar com as coisas

Em um movimento que não surpreendeu absolutamente ninguém, foi necessário Charlie Kaufman para entregar o maior headfuck cinematográfico de 2020. Embora seja baseado em um romance de Ian Reid, estou pensando em acabar com as coisas (sem letras maiúsculas). É 100% Kaufman, uma meteditação negra e engraçada sobre a condição humana que é mais coçar a cabeça do que um simpósio de pulgas. Começa como uma versão distorcida de Meet The Parents quando jovem (Jessie Buckley) e seu namorado Jake (Jesse Plemons) dirigem até um pátio para conhecer seus pais (David Thewlis, Toni Collette, ambos fantásticos). Em seguida, ele entra em sua própria zona de loucura envolvendo animais de fazenda sacrificados, a imagem recorrente de um zelador de escola, um filme falso de Robert Zemeckis, um porco fantasma, dança moderna e um homem nu gritando na parte de trás de um caminhão. É um filme sombrio sobre a impossibilidade de esperança e a fragilidade da vida, mas encontra sua alma e centro em Buckley, que dá vulnerabilidade e emoção às idéias cerebrais de Kaufman. O filme mais ousado do ano da plataforma (Netflix) que também trouxe o Halloween de Hubie.

14) Hamilton

É um filme ou não? De qualquer forma, é uma das peças mais marcantes e definidoras da cultura popular da última década, Lin-Manuel Miranda transformando a seca história americana em um conto deslumbrantemente divertido de rivalidade pessoal amarga, guerra revolucionária e o poder das palavras. As músicas, inspiradas por décadas de hip-hop, são sensacionais do começo ao fim - mas o verdadeiro deleite da versão Disney +, filmada com o elenco original da Broadway em 2016, está ficando próximo e pessoal de suas performances arrasadoras . É um ponto de vista que normalmente pode custar centenas de dólares. Você pode ver o fogo nos olhos de Leslie Odom Jr. enquanto ele canta 'Wait For It', sente o coração partido de Phillipa Soo em 'Burn' e - sim - quase sente o borrifo da saliva liberal de Jonathan Groff nos números do King George.

13) 1917

Muito se falou da mera conquista técnica do filme de Sam Mendes na Primeira Guerra Mundial, apresentado como uma visão estendida da paisagem do inferno da Bosch nas linhas de frente. E é um feito surpreendente - perfeitamente costurado, a câmera de Roger Deakins trabalha com fluidez em cada assalto e paisagem misteriosa. Mas 1917 também é uma experiência emocional e visceral, com George MacKay e Dean-Charles Chapman fazendo performances excelentes e empáticas enquanto os soldados despachavam pela Terra de Ninguém para impedir milhares de soldados britânicos de cair em uma emboscada devastadora. Uma odisséia cinematográfica frequentemente angustiante e tensa de parar o coração - e o cinema em sua forma mais envolvente.

12) Queen e Slim

De todos os filmes lançados em 2020, Queen & Slim foi talvez o 2020-est. Seguindo dois jovens afro-americanos que se encontram em um encontro do Tinder e mergulham em um pesadelo quando um carro policial os encosta, o filme de Melina Matsoukas aborda a brutalidade policial e o protesto em massa em cenas que ecoaram na vida real no decorrer do ano. Mas, apesar de seu tema sombrio e da raiva justificada que o alimenta, Queen & Slim repetidamente encontra a beleza em meio ao horror que é muito característico da experiência Black, sejam os visuais impressionantes capturados pelo diretor de fotografia Tat Radcliffe ou o terno romance que se desenrola entre Queen de Jodie Turner-Smith e Slim de Daniel Kaluuya - um par que, em seu primeiro encontro, gostaria de ter roubado a esquerda um do outro. Um road movie com um destino importante, chega com estilo.

11) Mangue

Dede os primeiros minutos, a sensação de tempo e lugar no primeiro dos filmes Small Axe de Steve McQueen é totalmente transportadora. O cineasta recria fielmente Notting Hill dos anos 1970 para iluminar Frank Crichlow e os 'Nove Manguezais' - uma história verdadeira de brutalidade policial, racismo institucionalizado e uma comunidade negra lutando pelo direito de viver sem a ameaça constante de ataques não provocados, certo no coração de Londres. Em um ano em que tanto foco estava na desigualdade racial na América, parecia vital ver uma história deixar claro que esta também é uma questão britânica. Mas apesar de todas as sequências do ataque policial parecerem viscerais e angustiantes, a câmera de McQueen não se detém na brutalidade e ele cria espaço para retratar a alegria e a vida interior dos residentes das Índias Ocidentais do bairro.

10) Jojo Rabbit 

'Taika Waititi está fazendo seu filme de novo' pode um dia se tornar uma vara com a qual bater o diretor e roteirista Kiwi, mas não enquanto ele continuar a fazer filmes tão originais e revigorantes como Jojo Rabbit. Um sucessor espiritual de Boy e Hunt For The Wilderpeople, é outro filme sobre um menino perdido e os modelos que ele escolhe para ajudá-lo a traçar um caminho para a idade adulta. Como seria de esperar com Taika, existem amigos imaginários, imagens meticulosamente enquadradas e montagens com música pop. E ... nazistas? Sim, porque Jojo, que morava na Alemanha perto do fim da Segunda Guerra Mundial, engoliu inquestionavelmente a propaganda nazista, e seu amigo imaginário é uma versão rançosa e odiosa de Hitler (interpretado pelo próprio Waititi). Waititi caminha inabalavelmente na corda bamba tonal que se move rapidamente de uma comédia ampla para um abraço inflexível das consequências da guerra - e tudo com o coração enorme que seus filmes tiveram desde o primeiro dia, conforme o jovem Jojo lentamente se relacionava com o adolescente judeu ( Thomasin McKenzie) sua mãe (Scarlett Johansson) está escondida nas paredes de sua casa. Muito tempo que Taika continue fazendo seu filme.

9) Mank

Em 1941, RKO deu a Orson Welles um efetivo cheque em branco para fazer o cidadão Kane. Em 2020, o cheque pode não estar tão em branco, mas está claro que a Netflix (ou como eles estão temporariamente renomeados como 'Netflix International Studios') deu a David Fincher a carta branca que ele merece para fazer exatamente o filme que ele queria fazer: uma obra-prima monocromática tipicamente meticulosa. Os paralelos pessoais estão em toda parte: ao contar a história de um gênio criativo obcecado por uma Hollywood em que ele não se encaixa, pode ser o mais próximo de uma autobiografia de Fincher que chegaremos - dada a dimensão pessoal adicionada pelo script, escrito por Fincher Sr. Mas também é um triste retrato de um artista autodestrutivo, fazendo seu melhor trabalho às custas de quase tudo.

8) O Farol

O subtexto gira e aumenta no horror psicológico alucinante de Robert Eggers. Ambos adornados com pelos faciais ultrajantes, Robert Pattinson e Willem Dafoe são os 'perversos' - também conhecidos como guardiões do farol - presos juntos em uma rocha açoitada pela chuva, lentamente perdendo o controle da sanidade e exibindo uma obsessão com a lâmpada pulsante no topo do torre. Em partes iguais, Lovecraftiano e Freudiano, o filme de Eggers é uma mistura bizarra e fascinante de contos populares, mitos do mar, homoerotismo e psicossecriller, cheio de imagens inesquecíveis e design de som profundamente perturbador. E Pattinson e Dafoe dão performances cruas, de olhos selvagens, cercados no quadro por uma proporção de aspecto quase quadrada que dá a tudo a sensação de um rolo de filme profano há muito perdido, recentemente retirado das profundezas do oceano.

7) Rock dos amantes

Não há muito enredo para falar em Lovers Rock, que segue Martha (Amarah Jae St. Aubyn, em uma estreia sensacional) enquanto ela foge da casa de sua família para ir a uma festa no oeste de Londres dos anos 1980. Mas o que o segundo - e indiscutivelmente melhor - verbete Small Axe de Steve McQueen carece de narrativa, ele compensa com sua exploração amorosa da cultura negra britânica. Isso inclui closes de mulheres preparando um ensopado de curry de cabra que você quase pode sentir através da tela e sequências de dança evocativas que fazem você ansiar pelas festas pré-pandêmicas de antigamente. O momento mais alegre do filme - e talvez 2020 - vem durante a sequência icônica 'Silly Games', na qual todos na pista de dança cantam o hit acapella de Janet Kay em 1979 por quatro minutos eufóricos.

6) O Homem Invisível

Ressuscitado das cinzas do Universo das Trevas, o icônico Monstro Universal recebeu uma reinvenção emocionante de Leigh Whannell. Sua opinião centrou-se não no próprio Homem Invisível, mas em sua vítima - Elisabeth Moss 'Cecilia, que, em uma sequência de abertura muito tensa, escapa de seu relacionamento abusivo com o engenheiro ótico Adrian Griffin. Apesar das aparências de que Griffin cometeu suicídio, Cecilia está convencida de que ele ainda a assombra. Whannell imbui fotos de espaços vazios com uma sensação de medo absoluto (será que Adrian realmente está espreitando lá?), Que combinado com a incrível performance de olhos selvagens de Moss faz com que a configuração fantástica pareça completamente real e fundamentada. O resultado é uma meditação profundamente eficaz sobre iluminação a gás e trauma.

5) Saint Maud

É difícil lembrar a última vez em que uma estreia no terror britânico foi tão bem calibrada. O primeiro filme de Rose Glass é um clássico instantâneo, pegando os habituais tropos de adoração ao demônio do gênero e virando-os de cabeça para baixo. Em Morfydd Clark's Maud - uma enfermeira traumatizada que se comunica com "Deus", determinada a salvar a alma do paciente hedonista com câncer terminal que ela está cuidando - temos um novo tipo de terror sagrado, um personagem que é igualmente lamentável e poderoso, seu temível fervor alimentando seu distanciamento cada vez mais perigoso. Como seu personagem central, o filme em torno dela é frágil e irregular, mas cuidadosamente controlado, com um tom que muda perfeitamente entre o humor negro macabro, imagens psicossexuais e sustos sangrentos. Um trabalho marcante e visionário, centrado em uma incrível reviravolta para fazer estrelas. Louvado seja o Maud.

4) Rochas

Esta ode caótica e amorosa à amizade é o melhor filme adolescente britânico em anos. Situado no leste de Londres, o filme segue Rocks (Bukky Bakray), uma aspirante a maquiadora que é abandonada por sua mãe e forçada a cuidar de seu irmão mais novo Emmanuelle (D'angelou Osei Kissiedu, a estrela indiscutível de 2020). Ao seu lado, no entanto, está um grupo de amigos ferozmente leais que fazem o possível para manter os pés de Rocks no chão. A diretora Sarah Gavron e as roteiristas Theresa Ikoko e Claire Wilson trabalharam extensivamente no filme com seu elenco predominantemente de rua. O resultado é uma celebração colaborativa do espírito feminino e da resiliência que nunca foi romantizada, mas sempre crua, terna e alegremente engraçada. O ano fez o possível para abafar as conexões entre amigos, à medida que uma onda de isolamento se espalhava pelo mundo.

3) Gemas sem cortes

Os irmãos Safdie levaram sua capacidade de criar ansiedade cinematográfica pura a novas alturas com um thriller que parece mais um ataque de pânico contínuo. Adam Sandler teve o melhor desempenho de sua carreira como o imprudente negociante de diamantes Howard Ratner, que deve dinheiro por toda a cidade - e enquanto uma rara opala negra etíope parece destinada a melhorar sua sorte, ele não pode evitar tomar decisões ainda mais perigosas. Entre o desempenho agitado de Sandler (você torcerá por ele, enquanto amaldiçoando cada escolha terrível que ele fizer), a agitada paisagem sonora de conversas sobrepostas e uma torre Jenga vacilante de negócios duvidosos que ameaçam desmoronar a qualquer segundo, é um pulso de tirar o fôlego passeio de adrenalina sem um único set de ação.

2) Retrato de uma jovem em chamas

Em uma ilha isolada na Bretanha do século 18, a artista Marianne (Noémie Merlant) é contratada por uma nobre (Valeria Golino) para pintar um quadro de sua filha Héloïse (Adèle Haenel) como um meio de atrair pretendentes ricos. O engate? Heloise se recusa a pintar sua imagem, então Marianne tem que fazer o retrato disfarçadamente. Partindo desse alto conceito, a diretora e roteirista Celine Sciamma criou uma obra-prima - uma história de amor emocionante e inebriante que não contém clichês, sentimentos ou visões de mundo masculinas (este é um filme em que os homens são relegados para segundo plano). Ancorados por duas performances centrais fantásticas, poucos filmes capturaram de forma tão econômica os sentimentos de saudade e amor sem diluir um grama de paixão. A produção do filme é impecável - faça uma reverência, DP Claire Mathon, durante parte deste ano '.

1) Parasita

Bong Joon Ho vem inventando fusões de gênero inebriantes há anos - e Parasite encontrou o autor coreano em sua forma mais inebriante. É um thriller? Ou uma comédia de humor negro? Ou uma tragédia? Ou uma sátira? Todos os itens acima e mais. As histórias entrelaçadas da difícil família Kim e dos ricos parques tem camadas profundas, ricamente temáticas - e, acima de tudo, extremamente emocionante, torcendo e girando de maneiras tão inesperadas que você nunca tem certeza do que vem a seguir. Banhado em suspense Hitchcockiano, acenando com a cabeça para décadas de filmes de terror asiáticos, salpicado com linhas risonhas, é um passeio extremamente divertido, executado perfeitamente pelo diretor Bong com habilidade precisa e um elenco de elenco de arrasar Antes de 2020 ter saído dos trilhos, começou com um milagre: pela primeira vez, o Melhor Filme realmente foi para o melhor filme.





SEUCOMENTÁRIOS