Versão Android do Netflix ajusta o áudio para largura de banda e ruído de fundo

A Netflix começou a oferecer áudio em um novo codec que se ajusta automaticamente à largura de banda e ao ruído de fundo no ambiente do usuário. Com muito ruído de fundo, a faixa dinâmica diminui, enquanto o diálogo pode ser ouvido mais alto.

O novo codec deve, portanto, garantir que os usuários não tenham que ajustar tanto o volume, diz Netflix . Testes do serviço de streaming também mostram que as pessoas com o novo codec têm menos probabilidade de passar a usar fones de ouvido.

O codec é denominado xHE-AAC, Extended HE-AAC com metadados MPEG-D DRC . Para o novo codec, os usuários precisarão do Android 9 ou posterior; isso significa que uma grande parte dos usuários do Android é fornecida com um dispositivo compatível.

A taxa de bits do áudio se ajusta automaticamente à largura de banda. Além disso, o áudio pode se adaptar ao ruído de fundo do usuário. Se houver mais ruído de fundo, a faixa dinâmica do áudio ficará menor e, portanto, a diferença entre, por exemplo, um sussurro e uma explosão será menor. O mais importante é o diálogo em um nível normal; deve ser sempre claramente audível, argumenta o serviço de streaming.

Durante os testes com o novo codec, menos pessoas alcançaram o botão de volume e os fones de ouvido do que com o codec usado anteriormente. Isso indica que as intervenções fazem sentido e que o codec está fazendo seu trabalho, de acordo com o serviço de streaming.






SEUCOMENTÁRIOS