Hacker permite dual boot com Windows em Chromebooks com chips AMD

 Um usuário do Reddit conseguiu inicializar um Chromebook com uma CPU AMD Ryzen com Chrome OS e Windows 10 e 11. Isso funciona apenas com um número limitado de modelos e socs. A maioria dos recursos funciona, exceto o scanner de impressão digital.

O redditor coolstarorg descreve como ele consegue fazer uma inicialização dupla de um Chromebook contendo uma CPU AMD. Segundo ele, isso só funciona em alguns modelos: o HP Chromebook 14b e Pro C645 Enterprise, o Lenovo Yoga C13 e o ASUS Chromebook Flip CM5. Esses modelos usam um AMD Athlon 3015ce, Ryzen 3 3250C, Ryzen 5 3500C ou Ryzen 7 3700C. Nem todos os modelos de Chromebook podem inicializar duas vezes porque o armazenamento eMMC não é compatível com o método do coolstarorg. O Windows pode ler e gravar em unidades eMMC, mas não inicializar UEFI. Os usuários que desejam fazer a inicialização dupla devem, portanto, usar um Chromebook com um SSD NVMe. Quando o Windows é iniciado, apenas o scanner de impressão digital não funcionará nele. Todos os outros recursos, tanto de hardware quanto de software, funcionam.

O hacker também colocou um guia de instalação online . Os usuários recebem instruções específicas sobre inicialização dupla por modelo. A inicialização dupla funciona reparticionando o Chrome OS por meio da ferramenta chrx. Depois disso, é necessário atualizar o firmware RW_Legacy. A Coolstarorg escreveu um script que habilita o dualboot.

Segundo o hacker, seu método permite instalar o Windows 10 e o 11 junto com o Chrome OS. Já era possível fazer dualboot de Chromebooks com um sistema operacional alternativo, mas por enquanto isso só era possível em Chromebooks com chips Intel. A Coolstarorg diz que outros Chromebooks com chips AMD poderão fazer a inicialização dupla assim que o problema com os eMMCs for resolvido.

SEUCOMENTÁRIOS