NASA mostra primeira imagem de alta resolução do Telescópio Espacial James Webb

 O presidente dos EUA, Joe Biden, apresentou à NASA a primeira imagem de alta resolução obtida pelo Telescópio Espacial James Webb. Essa foto mostra uma imagem infravermelha do universo profundo, feita deixando o telescópio disparar por 12,5 horas.

A NASA chama a foto de Webb First Deep Field, semelhante à famosa foto Hubble Deep Field do antecessor do JWST. A imagem mostra galáxias além do aglomerado Smacs 0723, a 4,6 bilhões de anos-luz da Terra. Vários milhares de galáxias podem ser vistas nele, enquanto a parte observada do céu é muito pequena. De acordo com a NASA, James Webb estava olhando para uma área não maior que um grão de areia à distância de um braço da Terra. As galáxias na foto emitem luz que, em alguns casos, tem 13 bilhões de anos. Isso os torna os objetos mais antigos já registrados.

A imagem mostra a luz das galáxias distantes sendo desviadas pela luz do aglomerado Smacs 0723. Essa deflexão faz com que a luz fraca pareça ainda mais brilhante. Isso é chamado de efeito de lente gravitacional.

A foto foi tirada por uma das quatro câmeras do JWST. Refere-se especificamente à câmera de infravermelho próximo ou NIRCam. Na verdade, é uma combinação de várias fotos tiradas em diferentes comprimentos de onda. A câmera gravou fotos por 12,5 horas. Isso é muito mais curto do que o antecessor Hubble precisava; para o Hubble Deep Field, a câmera teve que ser apontada para uma parte do universo por semanas.

O Webb First Deep Field é a primeira imagem "real" do telescópio espacial. A NASA divulgou uma foto de uma estrela tirada pela mesma câmera em março. Essa foi uma foto de teste para ver se a NIRCam estava ajustada corretamente. A primeira foto do Deep Field foi apresentada pelo presidente e vice-presidente dos EUA na presença do chefe da NASA, Bill Nelson. Na tarde de terça-feira, a NASA mostrará mais três fotos do JWST. Essas são fotos de outro aglomerado de galáxias, de uma nebulosa estelar e de uma nuvem de gás ao redor de uma estrela.

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado no dia de Natal do ano passado, após a construção do telescópio ter sido adiada por anos. Depois que o telescópio chegou ao ponto L2 final, os espelhos do telescópio se desdobraram. Segundo a NASA, as primeiras fotos renderam "resultados melhores do que o esperado". Tweakers escreveu uma série de artigos sobre o telescópio no ano passado.

SEUCOMENTÁRIOS