A obesidade pode ter um impacto trágico em pacientes com Alzheimer

 A doença de Alzheimer continua sendo um grande problema de saúde pública, e deve se expandir nas próximas décadas, à medida que as populações envelhecerem. Ainda não há uma forma definitiva de prevenir ou reverter o Alzheimer, mas vários estudos destacaram medidas preventivas que podem ajudar a retardar seu início e reduzir sua gravidade - bem como fatores de estilo de vida que podem torná-lo muito pior.



Estudos anteriores revelaram que, embora não haja uma única mudança no estilo de vida que você possa fazer para evitar o desenvolvimento da doença de Alzheimer, existem algumas que podem ajudar a reduzir suas chances de desenvolver ou retardar sua progressão. O peso corporal é um desses fatores e, de acordo com um novo estudo da Universidade de Sheffield, pode desempenhar um grande papel na rapidez com que a doença progride.

A pesquisa envolveu exames de ressonância magnética do cérebro de 68 pessoas com comprometimento cognitivo leve, 47 pessoas que foram diagnosticadas com doença de Alzheimer leve e 57 pessoas com cérebros normais e saudáveis. O estudo analisou as varreduras para obter dados sobre coisas como fluxo sanguíneo cerebral, integridade da substância branca e volume da substância cinzenta.

Os pesquisadores descobriram uma ligação entre o volume da substância cinzenta da junção temporoparietal direita do cérebro e a obesidade, indicando que o excesso de gordura corporal pode deixar adultos cognitivamente saudáveis ​​e com deficiências leves com maior "vulnerabilidade neural". A obesidade pode “exacerbar” a doença de Alzheimer, embora os pesquisadores tenham o cuidado de apontar que ela não a causa .

Em última análise, o estudo descobriu que o sobrepeso ou a obesidade sobrecarregam o cérebro e podem piorar a doença. Da mesma forma, perder peso na velhice pode não ser suficiente para reduzir esse risco, com a principal autora do estudo, Professora Annalena Venneri, explicando:

As doenças que causam demência, como Alzheimer e demência vascular, permanecem em segundo plano por muitos anos, portanto, esperar até os 60 anos para perder peso é tarde demais. Precisamos começar a pensar na saúde do cérebro e na prevenção dessas doenças muito mais cedo. Educar crianças e adolescentes sobre o peso que o excesso de peso tem sobre as multimorbidades, incluindo as doenças neurodegenerativas, é vital.

SEUCOMENTÁRIOS