O governo britânico da aos alunos laptops infectados com o vírus Gamarue

 Laptops que o governo do Reino Unido deu a crianças vulneráveis ​​de escolas primárias e secundárias para estudar em casa podem estar infectados com uma variante do worm Gamarue.l. Este vírus permite que partes maliciosas instalem outro malware, como spyware.



É de acordo com o The Telegraph for laptops Company XMA que 95 449 laptops forneceriam aos alunos. Não está claro se todos os laptops desta empresa estão infectados com o vírus. O jornal afirma que várias escolas no Reino Unido estão relatando laptops infectados, incluindo Bradford em West Yorkshire e uma escola em Lincolnshire. Dizem que dez por cento dos laptops nas escolas que relatam laptops infectados têm o vírus. Não se sabe se há crianças que receberam os laptops infectados.

A Microsoft falou pela primeira vez sobre o worm Gamarue em 2012 , que se espalha por meio de spam de e-mail ou pen drives infectados. O vírus se comunica principalmente com servidores russos e pode baixar e instalar outros vírus. Uma variante desse malware foi usada anteriormente em um botnet que foi derrubado em 2017, que espalhou o ransomware Petya e Cerber, entre outros. De acordo com o Bleeping Computer, o vírus tem suporte para keylogger e rootkit e pode assumir o controle de dispositivos infectados por meio de um plug-in Teamviewer.

O Ministério da Educação britânico disse à BBC News para investigar o problema. O ministério não acredita que haja muitos laptops infectados em circulação. Os laptops distribuídos fazem parte de um programa do governo britânico que fornece equipamento para crianças vulneráveis ​​que precisam frequentar a escola em casa devido ao coronavírus. Isso inclui alunos do ensino fundamental e alunos que estão nos últimos dois anos do ensino médio. No total, o governo quer distribuir 1,3 milhão de laptops, agora mais de 800.000 laptops foram distribuídos.

SEUCOMENTÁRIOS